Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR

TRABALHAR COM PROJETO INTERDISCIPLINAR

Trabalhar com projetos é uma forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses e ocupações das crianças, aos problemas emergentes na sociedade em que vivemos,à realidade fora da escola e às questões culturais dos grupos. Os projetos vão alem dos limites dos currículos, pois os temas eleitos podem ser explorados de forma ampla e interdisciplinar, o que implica pesquisas, busca de informações, experiências de primeira mão tais como visitas e entrevista, além de possibilitarem a realização de inúmeras atividades de organização e de registros feito individualmente e em pequenos grupos ou com a participação de toda a turma.
Os projetos valorizam o trabalho e a função do professor que, em vez de ser alguém que produz ou adapta o que está nos livros didáticos e nos seus manuais, passa a ser um pesquisador do seu próprio trabalho.
O professor torna-se alguém que também busca informações sobre temas eleito, incentiva a curiosidade e a criatividade do grupo e, sobretudo, entende a criança como sujeitos que tem uma historia e que participa ativamente do mundo construindo e reconstruindo a cultura no qual estão imersos.
Os projetos exigem cooperação, interesses, curiosidades, pesquisas coletivas em diferentes fontes, registros do que está sendo pesquisado como fotografias, desenhos, pinturas, colagens, maquetes, instalações,teatro,dramatização e os mais variados tipos de textos escritos.
Um projeto pode desencadear outros e as diferentes formas de buscar as informações e de socializá-las, jornais, livros, feiras , exposições , etc. Quando compreendidos de forma dinâmica, os projetos podem se tornar apostas coletivas de ampliação cultural.
Vale lembrar que o trabalho com projetos torna-se eficaz enquanto articulado com a propostas pedagógica da escola e quando, a partir de uma reflexão coletiva dos professores são estabelecidas as finalidade do trabalho e apontado a construção de conceitos .
“ Quando vivemos a autenticidade exigida pela pratica de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se demãos dadas com a decência e com a seriedade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário