Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Atribuições ao Supervisor Escolar

SUPERVISÃO ESCOLAR :

Esta função deve ser exercida por um pedagogo devidamente habilitado em Supervisão Escolar, e com profundo conhecimento no campo pedagógico, sendo este Gerenciador do Processo Ensino-Aprendizagem: dando satisfação de sua rotina diária à direção Geral da Unidade Escolar.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar em intima Harmonia com a direção escolar, dando-lhe assessoria técnica - Pedagógica, supervisionando o planejamento, o cumprimento da proposta político-Pedagógico, a dinâmica e a avaliação do currículo escolar, objetivando a qualidade e, especificamente, a melhoria da nossa Educação.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
 Participar da Proposta Político-Pedagógica do planejamento geral da escola, em interação com o S. O. E., comunidade escolar, etc.
 Fornecer dados e assistir tecnicamente, os professores na elaboração do: Planejamento – Execução – Avaliação – acompanhamento – Observação do Dia a Dia.
 Preparar – Organizar- auxiliar a direção na condução do conselho de classe, na forma da Lei, da Proposta Político- Pedagógico e do Regimento Escolar da Unidade Escolar.
 Participar de Reuniões com todo o corpo docente.
 Orientar pedagogicamente a participação em seminários, congressos, etc. por determinação da direção da U. E.
 Conhecer e apresentar o regimento escolar para toda a equipe e solicitar o cumprimento do mesmo.
 Atender os alunos com baixo rendimento, dando-lhes subsídios para cada caso, junto com o S. O. E., Professores e comunidade escolar.
ESTRATÉGIAS:

1 PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO GERAL DE PROFESSORES:
 Planejamento
 Avaliação
 Observação
 Elaboração de Provas
 Testes
 Projetos
 Pesquisas
 Trabalhos Pedagógicos a serem desenvolvidos

2 ORIENTAÇÃO DA ASSISTENCIA TÉCNICA NA CONFECÇÃO:
 Do Planejamento
 Provas
 Testes
 Trabalhos
 Troca de experiência
 Acompanhamento dos Planejamentos através das apostilas, dos livros didáticos, caderno dos alunos e Diários de classe.
 Acompanhamento do trabalho do professor através de conversas informais ( Métodos e Técnicas) ou qualquer assunto relacionado com e Ensino – Aprendizagem.

3 CONSELHO DE CLASSE
 Orientar os Professores na avaliação constante dos alunos
 Nos aspectos Qualitativos, Quantitativos e Formativos através da avaliação constante e permanente do aproveitamento, da Assiduidade e Atividade.

3 ANÁLISE DO GRÁFICO DE RENDIMENTO

 Debater o Aproveitamento Global e Individual das turmas, analisando especificamente as causas dos baixos e altos rendimentos e as Estratégias a serem utilizadas para a recuperação paralela( Devendo o professor apresentar, também um planejamento de como vai aplicar a recuperação).


SUPERVISÃO ESCOLAR

Dentro de uma pedagogia progressista, a supervisão escolar tem uma linha de ação dinâmica e de valorização do ser. Aborda um mecanismo de conscientização a todos os elementos do processo ensino- aprendizagem, levando à formulação enfim, a um efetivo questionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário