SUPERVISÃO ESCOLAR :
Esta função deve ser exercida por um pedagogo devidamente habilitado em Supervisão Escolar, e com profundo conhecimento no campo pedagógico, sendo este Gerenciador do Processo Ensino-Aprendizagem: dando satisfação de sua rotina diária à direção Geral da Unidade Escolar.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar em intima Harmonia com a direção escolar, dando-lhe assessoria técnica - Pedagógica, supervisionando o planejamento, o cumprimento da proposta político-Pedagógico, a dinâmica e a avaliação do currículo escolar, objetivando a qualidade e, especificamente, a melhoria da nossa Educação.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Participar da Proposta Político-Pedagógica do planejamento geral da escola, em interação com o S. O. E., comunidade escolar, etc.
Fornecer dados e assistir tecnicamente, os professores na elaboração do: Planejamento – Execução – Avaliação – acompanhamento – Observação do Dia a Dia.
Preparar – Organizar- auxiliar a direção na condução do conselho de classe, na forma da Lei, da Proposta Político- Pedagógico e do Regimento Escolar da Unidade Escolar.
Participar de Reuniões com todo o corpo docente.
Orientar pedagogicamente a participação em seminários, congressos, etc. por determinação da direção da U. E.
Conhecer e apresentar o regimento escolar para toda a equipe e solicitar o cumprimento do mesmo.
Atender os alunos com baixo rendimento, dando-lhes subsídios para cada caso, junto com o S. O. E., Professores e comunidade escolar.
ESTRATÉGIAS:
1 PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO GERAL DE PROFESSORES:
Planejamento
Avaliação
Observação
Elaboração de Provas
Testes
Projetos
Pesquisas
Trabalhos Pedagógicos a serem desenvolvidos
2 ORIENTAÇÃO DA ASSISTENCIA TÉCNICA NA CONFECÇÃO:
Do Planejamento
Provas
Testes
Trabalhos
Troca de experiência
Acompanhamento dos Planejamentos através das apostilas, dos livros didáticos, caderno dos alunos e Diários de classe.
Acompanhamento do trabalho do professor através de conversas informais ( Métodos e Técnicas) ou qualquer assunto relacionado com e Ensino – Aprendizagem.
3 CONSELHO DE CLASSE
Orientar os Professores na avaliação constante dos alunos
Nos aspectos Qualitativos, Quantitativos e Formativos através da avaliação constante e permanente do aproveitamento, da Assiduidade e Atividade.
3 ANÁLISE DO GRÁFICO DE RENDIMENTO
Debater o Aproveitamento Global e Individual das turmas, analisando especificamente as causas dos baixos e altos rendimentos e as Estratégias a serem utilizadas para a recuperação paralela( Devendo o professor apresentar, também um planejamento de como vai aplicar a recuperação).
SUPERVISÃO ESCOLAR
Dentro de uma pedagogia progressista, a supervisão escolar tem uma linha de ação dinâmica e de valorização do ser. Aborda um mecanismo de conscientização a todos os elementos do processo ensino- aprendizagem, levando à formulação enfim, a um efetivo questionamento.
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