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quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Orientação Educacional

Contribuições do Orientador Educacional ao visitar as classes

1 – Conceito - É a forma pela qual o supervisor (comanda) se põe em contato direto com as situações de classe, obtendo informações precisas com respeito aos problemas e alunos. Só adquire significação quando completada com apreciação em cooperação com o professor.
2- Importância da visita:
2.1- Põe o supervisor em contato direto com a situação da escola:
• Aspecto físico
• Meio ambiente
• Relações humanas entre professores e alunos
• Relações dos alunos em classe
• Pontos fortes e fracos do professor em relação ao seu trabalho.
2.2- Através dela o orientador pode demonstrar que tem interesse pelo que está acontecendo em classe.
3- Objetivos da visita:
3.1 – Conhecer o professor
3.2 – Observar o uso do material utilizado
3.3 – Tomar conhecimento sobre os métodos e processos que o professor utiliza
3.4 – Conhecer os alunos.
3.5- Constatar grau de relacionamento entre professor e aluno e vice-versa.
3.6 – Verificar se os professores estão aplicando as sugestões previamente recomendadas:
• Verificar se as sugestões estão sendo aplicadas
• Verificar se são praticas e aplicáveis
• Observar se estão favorecendo para maior eficiência o trabalho do professor.
3.7 – Identificar necessidades de mudanças
3.8 – Observar o aspecto físico
3.9 – Observar o meio ambiente
3.10 – Unificar o trabalho etc.
4 – Aspectos que contribuem para o bom êxito da visita:
4.1- Fazer o planejamento
4.2- Ter bem claro os objetivos e levar os professores a conhecê-lo quando necessário
4.3 - Ajudar os professores com sugestões aplicáveis
4.4 – Levar o professor a aceitar a visita como colaboração e não como um julgamento do seu trabalho, simplesmente
4.5 – Dar aviso prévio, quando convier
4.6 – Incluir a visita no seu planejamento do trabalho de supervisão
4.7 – Conhecer e aplicar as normas de conduta necessária, durante uma visita
5 – Dificuldades na realização de uma visita
5.1 – Falta de preparação dos professores em relação aos reais objetivos da visita
5.2 – Timidez ou outros problemas dos professores;
5.3 – Falta de interesse ou incapacidade dos professores;
5.4 – O pouco controle emocional dos professores;
5.5 – A falta de preparo profissional dos professores:
• Comentários da visita em horário e lugar adequado;
• Elogios excesso acerca do trabalho de um só professor;
• Críticas destrutivas
6- Tipos de visitas
6.1 – Anunciadas – Oferecem oportunidades ao observador de preparar-se convenientemente.
6.2 – Solicitada pelo orientador – Oferecem ajuda profissional do supervisor.
6.3 – Programadas( pelo orientador – professor ou só pelo orientador) –são as que fazem parte do programa de supervisão e facilitem ao supervisor.
6.4 – Ocasionais ou repentinas – são planejadas pelo orientador sem que os professores tomem conhecimento a não ser na hora de sua chegada à classe, para observar suas atividade. Ela é usada, quando:
• Quer se observar um aspecto da sala de aula:
• Quando o professor tende a apresentar uma situação simulada em classe, ao invés de proceder como se nenhuma observação estivesse sendo feita;
• Há professores que preferem esse tipo de visita devido seu estado emocional
7- Planejamento das visitas:
7.1 – Data
7.2 – Horários
7.3 – Duração( vai depender do objetivo em geral abrange o horário todo ou uma atividade completa)
7.4 – Local;
7.5 – Série
7.6 – Professor
7.7 – Objetivos específicos
7.8 – Tipos de Visitas
7.9 – Normas de conduta para observação:
• Silencio
• Descrição
• Respeito às diferenças individuais e autoridade do professor.
8- Realização:
8.1 – Considerar os objetivos planejados
8.2 – Considerar certos aspectos gerais
8.3 – Dirigir-se para o fundo da classe silenciosamente
8.4 – Permanecer num local acessivo à orientação, sem que perturbe o andamento das atividades
8.5 – Abster-se de comentários durante as atividades
8.6 – Anotar os pontos fortes e fracos do professor, para com ele discutir no momento oportuno, particularmente.
8.7 – Ajudar o professor durante a visita somente quando solicitado.
9 – Avaliação
9.1 – Planejar uma conferencia com o professor, estabelecendo o local e horário para:
9.1.1.a – Fazer avaliação do seu trabalho
9.1.1.b – Que o professor defenda seu ponto de vista, explicando ao orientador as circunstancias a resolver os seus problemas.
9.1.1c – Ajudar o professor a resolver os seus problemas.
9.2 – Aconselhar a leitura de obras pedagógicas relacionadas com o problema.
9.3 – Realizando conferencias ou reuniões pedagógicas
9.4 – Organizando classes que sirvam de mostragem para observação dos professores.
9.5 – Realizando reuniões coletivas para estudar as causas e procurar soluções.
9.6 – Auxiliando os professores de maneira prática, orientando-os nas novas técnicas, no uso dos materiais,com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas.

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