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quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Indisciplina na sala de Aula

MOTIVOS QUE DETERMIMAM INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
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I - INDISCIPLINA GERADA PELO PROFESSOR:

01 - Falta de preparo, planejamento, dosagem de matéria, aula desinteressante;
02- Falta de oportunidade;
03- Incoerência de atitude;
04- Falta de Motivação;
05- Falta de dosagem na voz;
06- Substituição freqüente;
07- Colocar aluno fora de classe;
08- Professor universitário que permite o mesmo sistema de faculdade;
09- Falta de objetivos no trabalho;
10- Falta de limpeza e ordem;
11- Promessas não cumpridas;
12- Incoerência nas exigências;
13- Problemas emocionais;
14- Aturar demais o aluno problema, sem tomar providências;
15- Falta de ética profissional

II - SOLUÇÕES VIÁVEIS APLICADAS PELO PROFESSOR:

01- Esperar o aluno já dentro da sala;
02- Superar as deficiências antes de entrar na sala;
03- Contribuir com seu próprio material didático;
04- Fazer auto-avaliação;
05- Responsabilidade;
06- Linguagens mais simples, nunca usar palavras vulgares (populares);
07- Proporcionar 5 minutos livres de cada aula, para higiene mental do aluno;
08- Pensar muito antes de prometer algo;
09-Explicar bem ao aluno o sistema que vai adotar;
10- Ser pontual;
11- Visitar os alunos;
12- Participar do Conselho de Classe para o estudo das soluções de casos especiais;
13- Controle emocional diante de cada situação problema;
14- Planejamento e execução do mesmo;
15- Aperfeiçoamento constante de didática;
16- Diálogo constante com o aluno;
17- Motivação adequada;
18- Chegar ao aluno descendo do “pedestal”;
19- Procurar resolver os problemas dentro da sala se aula;
20- Formação continuada;
21- Aulas bem preparadas e dinâmicas;
22- Autocrítica;
23- Respeito às diferenças individuais do aluno, nunca fazer comparações;
24- Organização em relação a provas e trabalhos passados aos alunos, sendo pontual na correção e na devolução dos mesmos;
25- Ter posição definida, coerência (sim, sim ou não, não);
26- Participação de reuniões de pais e mestres. Conselhos e reuniões pedagógicas;
27- Manter a ética profissional;
28- Dedicação ao aluno: amor, interesse, em ajudá-lo a ser amigo;
29- Tom de voz adequada, sem ser gritante. Esperar o silêncio para falar;
30- Procurar dominar a classe nos primeiros dias de aula;
31- Não deixar a classe desocupada ou sair para resolver problemas sem comunicar à coordenação

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